Ninguém
pode duvidar, ele é a essência, é rei, é patrão, é a base, é parceiro, ele é o
marketing mais eficiente que uma empresa pode ter; o cliente é tudo isso e
muito mais...
Sedo
o cliente tudo isso, como atendê-lo, como tratá-lo?
1°
Cumprimentando – É o principio de toda negociação e isso demonstra atenção, ao
cumprimentar o cliente, o mesmo se sente em casa, mais a vontade e percebe que
você se importa com ele. Obs: não se esqueça de perguntar o seu nome e sempre
que direcionar a fala a ele, chame-o pelo nome.
2°
Se identifique – além de se identificar, coloque-se a disposição do cliente,
isso vai abrir uma porta para ele e sem dúvida alguma você estará promovendo a
tua imagem, simplesmente com esse gesto. Se trabalhar por comissão melhor
ainda, deixe para o cliente uma boa impressão da tua empresa ou da tua imagem.
3°
Respeito – A base que sustenta qualquer relacionamento independente do segmento
é o respeito e com o cliente não é diferente, ele não merece, ele deve ser
respeitado. As empresas lidam a cada dia com clientes diferentes, com hábitos
diferentes, gostos diferentes e que deseja (isso é nato do ser Humano) no
mínimo ser respeitado. A empresa que não respeitar seus clientes está mais próxima
do fracasso do que do sucesso.
4°
Antecipe suas necessidades ou surpreenda o cliente – Trave um dialogo sábio,
que te possibilita conhecer seu cliente, e a partir do conhecimento adquirido
surpreendê-lo oferecendo produto que supra suas necessidades. Segundo os gurus
de marketing agindo assim você estará “encantando o cliente”.
5°
Clareza – Seja claro com o teu cliente, o sucesso de uma negociação é a
transparência, nunca deixe subtendidas as informações dos serviços ou produtos
para o teu cliente, se não for claro, isso poderá gerar problema e marketing
contrario. Por Exemplo, ao vender teus serviços/produtos, passe as informações
dos mesmos com muita clareza, mostrando funcionalidades do produto, garantias (qual
a participação da loja na garantia do produto), prazos e os benefícios que o
mesmo fornece. Todas essas informações são necessárias para o bom atendimento.
6°
Procure saber o grau de satisfação do cliente – “cliente satisfeito fala da
empresa para cinco pessoas, cliente insatisfeito fala para vinte pessoas”. É
fato que uma das maneiras de se evoluir no mercado é procurando saber como está
a satisfação do teu cliente e o que está deixando-o insatisfeito. O dicionário Aurélio da
Língua Portuguesa traz em suas páginas o seguinte significado gramatical para a
palavra satisfação: “Ato ou efeito
de satisfazer-se”. Porém mais à frente o
mesmo dicionário aprofunda um pouco mais da significância da palavra e diz o
seguinte: satisfação é “Corresponder ao desejo e à esperança,
contentamento, alegria, deleite, aprazimento e reparação.” Esta última é a definição que desperta mais a atenção e que deve ser observada cautelosamente pelas
empresas, pois mostra, que a satisfação do individuo está relacionada com a área
emocional e sensível do ser humano, e com isso percebe-se a necessidade de muita
cautela nos relacionamentos, já que esses fatores dependendo da situação podem
refletir no individuo de forma contraria trazendo um sentimento de
desapontamento ou frustração.
7°
Crie no cliente expectativas que você possa atender, a confiança é
indispensável no atendimento, se você promete de mais e cumpre de menos irá
gerar no cliente insatisfação e desconfiança e quem lida com cliente sabe muito
bem o quanto isso é importante.
8°
Confiança, cordialidade, disponibilidade são requisitos importantíssimos para
deixar o cliente à vontade e com liberdade.
Em
virtude dos tópicos citados acima, pode-se concluir afirmando que a empresa que
conseguir transformar seus clientes em parceiros e amigos terá grande potencial
competitivo no mercado atual.
Estude
esse material e tente aplicar na sua função, na sua empresa e também na vida
pessoal, você fará a diferença...
Edson Bessa
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