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terça-feira, 31 de julho de 2012

ATENDIMENTO AO CLIENTE


Ninguém pode duvidar, ele é a essência, é rei, é patrão, é a base, é parceiro, ele é o marketing mais eficiente que uma empresa pode ter; o cliente é tudo isso e muito mais...
Sedo o cliente tudo isso, como atendê-lo, como tratá-lo?
1° Cumprimentando – É o principio de toda negociação e isso demonstra atenção, ao cumprimentar o cliente, o mesmo se sente em casa, mais a vontade e percebe que você se importa com ele. Obs: não se esqueça de perguntar o seu nome e sempre que direcionar a fala a ele, chame-o pelo nome.
2° Se identifique – além de se identificar, coloque-se a disposição do cliente, isso vai abrir uma porta para ele e sem dúvida alguma você estará promovendo a tua imagem, simplesmente com esse gesto. Se trabalhar por comissão melhor ainda, deixe para o cliente uma boa impressão da tua empresa ou da tua imagem.
3° Respeito – A base que sustenta qualquer relacionamento independente do segmento é o respeito e com o cliente não é diferente, ele não merece, ele deve ser respeitado. As empresas lidam a cada dia com clientes diferentes, com hábitos diferentes, gostos diferentes e que deseja (isso é nato do ser Humano) no mínimo ser respeitado. A empresa que não respeitar seus clientes está mais próxima do fracasso do que do sucesso.
4° Antecipe suas necessidades ou surpreenda o cliente – Trave um dialogo sábio, que te possibilita conhecer seu cliente, e a partir do conhecimento adquirido surpreendê-lo oferecendo produto que supra suas necessidades. Segundo os gurus de marketing agindo assim você estará “encantando o cliente”.  
5° Clareza – Seja claro com o teu cliente, o sucesso de uma negociação é a transparência, nunca deixe subtendidas as informações dos serviços ou produtos para o teu cliente, se não for claro, isso poderá gerar problema e marketing contrario. Por Exemplo, ao vender teus serviços/produtos, passe as informações dos mesmos com muita clareza, mostrando funcionalidades do produto, garantias (qual a participação da loja na garantia do produto), prazos e os benefícios que o mesmo fornece. Todas essas informações são necessárias para o bom atendimento.
6° Procure saber o grau de satisfação do cliente – “cliente satisfeito fala da empresa para cinco pessoas, cliente insatisfeito fala para vinte pessoas”. É fato que uma das maneiras de se evoluir no mercado é procurando saber como está a satisfação do teu cliente e o que está deixando-o insatisfeito. O dicionário Aurélio da Língua Portuguesa traz em suas páginas o seguinte significado gramatical para a palavra satisfação: “Ato ou efeito de satisfazer-se”. Porém mais à frente o mesmo dicionário aprofunda um pouco mais da significância da palavra e diz o seguinte: satisfação é “Corresponder ao desejo e à esperança, contentamento, alegria, deleite, aprazimento e reparação.” Esta última é a definição que desperta mais a atenção e que deve ser observada cautelosamente pelas empresas, pois mostra, que a satisfação do individuo está relacionada com a área emocional e sensível do ser humano, e com isso percebe-se a necessidade de muita cautela nos relacionamentos, já que esses fatores dependendo da situação podem refletir no individuo de forma contraria trazendo um sentimento de desapontamento ou frustração. 
 7° Crie no cliente expectativas que você possa atender, a confiança é indispensável no atendimento, se você promete de mais e cumpre de menos irá gerar no cliente insatisfação e desconfiança e quem lida com cliente sabe muito bem o quanto isso é importante.
8° Confiança, cordialidade, disponibilidade são requisitos importantíssimos para deixar o cliente à vontade e com liberdade.
   Em virtude dos tópicos citados acima, pode-se concluir afirmando que a empresa que conseguir transformar seus clientes em parceiros e amigos terá grande potencial competitivo no mercado atual.
Estude esse material e tente aplicar na sua função, na sua empresa e também na vida pessoal, você fará a diferença...
Edson Bessa

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