paginas

sábado, 4 de agosto de 2012

QUESTIONÁRIO PARA ENTREVISTA DE EMPREGO


Antes de descrever as perguntas que julgo ideais para uma entrevista de emprego, quero salientar que elas podem sofrer algumas adaptações dependendo do seguimento comercial, cabe, portanto, ao entrevistador usar suas competências para usá-las de acordo com as suas necessidades.

A entrevista é importantíssima para uma boa seleção do perfil ideal que a empresa necessita.
Uma das grandes dificuldades das empresas atualmente é conseguir pessoas qualificadas para o trabalho, por isso o entrevistador precisa está antenado na hora da entrevista, não atentar só para o que o candidato faz ou as habilidades que o mesmo já possuem, mas para o que ele é capaz de fazer e a vontade de fazer.
Dependendo do seguimento comercial é melhor recrutar alguém sem experiência, mas que tem muita vontade de aprender, a um já pronto que na maioria das vezes acha que já sabe de tudo.  
Num outro artigo, estarei falando sobre a postura do entrevistador, é muito importante...
Vamos ao questionário:

Nome do candidato: __________________________________________

End.:_______________________________________________________ 

Fone p/ contato:_____________________            Idade:_______________ 

Escolaridade:_________________________________________________           

1 - Fale um pouco sobre você. Essa pergunta é Indispensável em qualquer entrevista. Para que o entrevistador se posicione melhor ele precisa saber um pouco sobre o entrevistado.

2 - O que você gosta de fazer, o que te dá mais satisfação?

3 - Fale sobre algumas situações de dificuldades vivenciadas por você?

4 - Quais as competências você utilizou para resolver ou se manter diante dessa situação? (objetiva aqui descobrir habilidades e competências no candidato para lidar com a pressão do mercado atual)

5 - Quais seus objetivos a curto e longo prazo? (observe se os objetivos do entrevistado têm alguma relação com o comercio, especialmente com o da sua empresa)

6 - Como você analisa o mercado de trabalho na atualidade? (muito importante. Aqui você vai saber se o candidato está atento ao que ocorrem no comercio, se o mesmo já se deu conta das exigências do mercado globalizado)

7 - O que você busca num emprego? (com a resposta dessa pergunta ele vai se mostrar um visionário, uma visão de crescimento profissional ou uma visão mesquinha voltada simplesmente para o emprego (salário)

8 - Fale um pouco de suas qualidades. (A essa altura do campeonato, se você tem dúvidas da honestidade do entrevistado, liste várias qualidades e pergunte com quais eles se identifique, a resposta pode tirar suas duvidas)

9 - E os pontos negativos? (tanto na 8° como nessa pergunta, alem da honestidade do entrevistado, você pode também relacionar o perfil do mesmo com a área a ser preenchida).

10 - Como o funcionário deve se portar diante das cobranças do seu líder?

11 - Você tem capacidade de trabalhar em equipe / é de fácil relacionamento?

12 - Você inspira confiança? Dês-nos motivos pelos quais eu posso confiar em você.

13 - Como você avalia um funcionário que não possuem ética profissional: não guarda as informações sigilosas da empresa, não cumpre horário e falta por quaisquer motivos fúteis?

14 - Como você avalia a sua última experiência profissional?

15 - O que te levou a trazer um currículo na minha empresa?

16 - Diante dos objetivos citados por você, de que maneira a minha empresa pode contribuir para a realização dos mesmos?

Fim da maratona de perguntas, agora considerações finais.

Edson Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário