paginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

EM BUSCA DOS IDEAIS


Existem vários fatores que são determinantes para a conquista dos ideais, para a realização dos sonhos. Iniciativa, estabelecimento de metas, disciplina, determinação, objetividade, fé, foco entre outros, são qualidades indispensáveis para superar os desafios, vencer os obstáculos e chegar ao topo, ao ideal desejado.
Mas existe algo que é muito importante na grande caminhado em busca dos ideais e é o que quero compartilhar com você, através de uma historia que mudou a minha maneira de ver as coisas e que aqui sofrerá algumas alterações com algumas palavras minhas.
Conta-se que dois amigos, todos os dias em um banco de praça conversavam sobre seus sonhos, seus ideais, e o desejo de alcançá-los. A conversa a cada dia alimentava os seus sonhos ainda mais, até que um dia eles tomam a principal decisão de suas vidas, eles decidem seguir a grande caminhada da vida em busca de seus ideais. Eles marcaram o reencontro e iniciaram a grande caminhada rumo aos seus sonhos.
O primeiro caminhante não perdeu tempo, o foco e determinação faziam com que o mesmo ultrapassasse os obstáculos de tal forma que nem percebia o tamanho das dificuldades. Ele era praticamente completo, e a objetividade, disciplina e um desejo ardente em seu coração, fez com que o mesmo não demorasse tanto; com poucos dias/meses, ele avista seu ideal, ele sorriu, ficou eufórico, não tinha como esconder a alegria estampada em seu rosto, afinal de contas, ele estava chegando ao seu ideal. Ficou porem, decepcionado, ao olhar para trás e não ver vindo no caminho o seu amigo. O que poderá ter acontecido? Ele questionou. Quem sabe lhe faltou disciplina, determinação, foco, alguma coisa o tirou do caminho, coitado do meu amigo, disse o primeiro caminhante.
Passaram-se dias, meses, anos, muito tempo, quando um dia ele percebe vindo no caminho seu amigo, já estava um pouco mais velho, mas suas passadas eram firmes, em seu rosto havia o sorriso mais lindo que nunca fora visto, afinal de contas, ele também estava chegando a seu ideal. Por que demorastes tanto, há muitos que já chegaram? Indagou seu amigo, ele respirou fundo, fitou nos olhos do amigo, com muita emoção e disse: vivi intensamente cada passo, ainda olhando nos olhos do amigo ele continuou: observaste aquele botão de rosa na beira do caminho, parei um pouco e esperei ele desabrochar e ali eu pode ver como é bela a natureza, encontrei também no caminho uma mulher com dores de parto, parei esperei ela dá a luz e ali descobrir o mistério da vida. Tinha também no meio do caminho um obstáculo que estava fazendo com que muitos se desviassem de seus objetivos, reunir forças e ajudei a retirar aquele obstáculo para que desse passagem para os outros também. Encontrei também uma comunidade de pessoas diferente, com costumes e hábitos estranhos, manifestei-lhes o meu respeito e fiz amizades com aquela gente, ajudei no que foi possível para desenvolver aquela comunidade, mas eu tinha que partir. Ao retornar ao caminho, o sentimento de amizade era tão forte que resolvi voltar e ficar um pouco mais com aquele povo. Após alguns dias decidir então continuar a grande caminhada em busca do meu ideal, e aqui estou eu, vivi intensamente cada passo.
Fonte: Revista mundo jovem - 2004

 Fica aqui essa historia para a sua reflexão. Ela mostra que o destino é muito importante, assim como a caminhada também.
Edson Bessa

Um comentário:

  1. O que me chama atenção nessa historia é que muitas pessoas atualmente estão como o primeiro caminhante. A busca de ideais, a sede de uma posição social, faz com que muitas pessoas mesquinhas não percebe que a caminhada faz parte da conquista dos sonhos e que a história de vida se constroem desde o primeiro passo.

    ResponderExcluir